A Autoridade Portuária de Santos (APS) já informou ao Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura (CONFEA) que às normas de contratação para a ocupação de cargos na Superintendência do Porto de Itajaí serão todas reformuladas, de modo que sejam atualizadas nos moldes do que é aplicado hoje na Autoridade Portuária de Santos.
Hoje, as normas ainda em vigor em Itajaí, por exemplo, sequer exigem a formação em nível superior para a ocupação dos cargos de diretor.
Para a elaboração das novas regras e suas consequentes aprovações faz-se necessário um período de transição.
Hoje, o Porto de Itajaí passa por este período de transição, durante o qual foi nomeado o diretor de Engenharia, André Bonini, que possui nível superior na área do Direito, que inclui capacitação no Direito Público e Administrativo.
Bonini já vem prestando importantes serviços ao Porto de Itajaí, sempre com grande respeito e admiração pela comunidade portuária de Itajaí.
A APS promove a atualização do Regimento Interno e, durante este período de transição, Bonini tem plenas condições legais de ocupar o cargo. Após a conclusão do processo de atualização do regimento interno do Porto de Itajaí, as novas normas serão anunciadas e as nomeações passarão então a atender às novas premissas, que incluem as recomendações do CREA/SC para contratação de todos os cargos, inclusive do Diretor de Engenharia.