05 de outubro de 2023

Diretoria da Superintendência do Porto de Itajaí recebe a visita de representantes da Mada Araújo Asset Management Ltda

Diretoria da Superintendência do Porto de Itajaí recebe a visita de representantes da Mada Araújo Asset Management Ltda

Itajaí, 05 de outubro de 2023

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI

Secretaria Geral de Comunicação Social – SECOM

 

 

Diretoria da Superintendência do Porto de Itajaí recebe a visita de representantes da Mada Araújo Asset Management Ltda

Ofertando 44 mil contêineres (TEUs) para o Novo Edital de Arrendamento Transitório do Porto de Itajaí, a empresa tem até o dia 06 para apresentar documentação na sede ANTAQ

Nesta quinta-feira, 05, o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, acompanhado pelo Vice- Prefeito de Itajaí, Marcelo Sodré, juntamente com os membros de Diretoria da Autoridade Portuária, Ronaldo Camargo Souza (Administração e Finanças), Jucelino dos Santos Sora (Engenharia), Ricardo Amorim (Operações Logísticas), o Coordenador Executivo de Desempenho, Desenvolvimento e Planejamento Estratégico, Camilo Santiago de Souza Neto e o Coordenador de Manutenção Portuária e Instalações, Marcello Petrelli, receberam a visita de representantes da empresa Mada Araújo Asset Management Ltda, na sede da Autoridade Portuária.

Durante Sessão Pública, realizado na sede da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), no dia 13 de setembro, a empresa Mada Araújo Asset Management Ltda, ficou em segundo lugar durante a etapa de classificação das propostas, oferecendo uma expressiva movimentação com a quantidade de 44.000 TEUs (Unidade Equivalente a um contêiner de 20 pés, ou 6,1 metros de comprimento). A área arrendada engloba 79.946,42 m² e compreende os berços 1 e 2, denominada também de “Área A”.

No dia 02 de outubro, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), por meio de sua Comissão Permanente de Licitação de Arrendamentos Portuários (CPLA), desclassificou na fase de habilitação a primeira colocada do certame, a empresa MMS Empreendimentos Logísticas Ltda, e, de acordo com o cronograma, a segunda empresa na classificação deve de ser chamada para análise, onde a mesma deverá comprovar sua capacidade de movimentação no terminal.

A empresa Mada Araújo Asset Management Ltda, sendo a segunda colocada no certame, tem até esta sexta-feira, 06, para apresentar na sede da ANTAQ todos os seus documentos de habilitação. O mesmo procedimento acontece com a primeira proponente, e, caso também não estiver apta, o cronograma de etapas passa a vez para a terceira colocada, no caso a empresa Teconnave Terminal de Containeres de Navegantes S/A ofertando na oportunidade (MME: 35.000 Teus), e, assim sucessivamente.

A vinda dos representantes da empresa e demais convidados até a sede da Superintendência foi de cortesia, objetivando acima de tudo, a busca por uma proximidade entre arrendatário e Autoridade Portuária.

Participaram do encontro o CEO  (Diretor Executivo) Marco Antonio de Araujo, e demais representantes da Mada Araújo Asset Management Ltda, Marco Specht, Jesse Cavalcante, Vanderley Gonçalves, Marcio Koch, e, ainda, o VP e CEO da empresa TRANSBRASA, Bayard F. U. Neto, o CEO Ton Holanda, e o Diretor de Operações, Cid Dantas, ambos representando o Terminal BCP.

A Mada Araújo Asset Management Ltda, é uma empresa gestora de investimentos, fundada e registrada em São Paulo (SP). Seu lance foi de uma quantidade de (MME - 44.000 TEUs), sendo o segundo maior lance do certame, com o maior número de movimentação, denominado por Movimentação Mínima Exigida (MME).

“Nós já estamos aqui na região de Itajaí há quatro anos, e hoje, estamos mostrando que viemos para este projeto. Atualmente estamos estruturando nosso grupo, onde atuamos na área internacional, ao qual somos uma empresa de Asset Management, e, nossos investidores olharam para Itajaí. Somos uma empresa gestora de ativos, mas de vários clientes e grandes investidores, principalmente na área de infraestrutura. As pessoas que estarão conosco, contratadas nesse processo, são pessoas reconhecidamente na área portuária, sendo a TRANBRASA com 50 anos de experiência, e a BCP, cuja empresa arrecada mais de 2 bilhões por ano, pois também é especialista na área de infraestrutura. O mais importante é darmos para Itajaí, o protagonismo que tanto ela merece através de seu porto, transformando Itajaí não só naquilo que ela já tinha de prominência, mas esticando o braço, criando condições, porque o nosso projeto não é de 2 anos, são de 40 anos. Estamos fazendo de forma unilateral, muito criteriosa e discreta, pois sabemos que o nosso projeto se não for o melhor, é o mais adequado para o porto. Vamos apresentar na ANTAQ, uma lista de todos os equipamentos que possuímos, já estão comprados, vamos comprovar com nota fiscal, chassi e todos os equipamentos que nós temos comprados para serem instalados aqui no porto, e, temos ainda um investimento ativo de 700 milhões de dólares, pautado aqui para a região, garantidos pelos nossos bancos investidores. Creio firmemente que estamos prontos, e tudo o que foi apresentado aqui para a diretoria da Superintendência, também é para desmistificar a falta de conhecimento do nosso grupo, e consequentemente dar tranquilidade à comunidade pra que todos possam ter certeza, nós não estamos aqui vindo pra ser um operador portuário ou ganhar uma concessão, estamos para fazer história positiva para o porto de Itajaí”, enfatizou Marco Antonio de Araujo, CEO (Diretor Executivo) da Mada Araújo Asset Management Ltda.

Na oportunidade, durante a visita, o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, fez uma ampla apresentação do Porto de Itajaí, destacando as áreas arrendadas e pública do terminal, dando ênfase também ao histórico que o porto apresentou nas últimas décadas, desde investimentos, estatísticas, e projeções para o futuro:

“Foi um encontro muito importante, pois a empresa Mada Araujo Asset Management Ltda, além de fazer sua exposição, trouxe suas empresas parceiras, sendo um operador logístico de Santos, e uma grande construtora, demonstrando o projeto não somente para dois anos de operações, mas sobre tudo, um projeto de desenvolvimento econômico para Itajaí, com grandes investimentos nessa área logística portuária. Tomara que possamos conseguir rapidamente finalizar este processo, e reiniciarmos o mais rápido possível as operações com contêineres no porto de Itajaí, fazendo com que retorne a pujança econômica e assim colocando o porto no seu lugar de destaque que sempre ocupou. Esse processo, por meio de todas as informações de corpo logístico, de equipamentos e diversos maquinários que estarão à disposição para iniciar imediatamente essas atividades, também serão apresentados pela empresa junto a ANTAQ a qual esperamos ainda neste mês de outubro ver de fato finalizado este processo”, afirmou Fábio da Veiga.

O contrato prevê que a empresa vencedora passe a operar no porto por 24 meses (dois anos), prazo que poderá ser prorrogado sob condições especificadas no Edital do Processo Seletivo, a critério do Ente Federal.

“A visita dos representantes da empresa Mada Araujo e seus parceiros que estão juntos neste processo foi excelente. Foram apresentadas prospecções de um horizonte bem promissor para o porto de Itajaí e para a cidade num todo. Também nos deixaram muito tranquilos em relação não só a seriedade, a lisura de todas as empresas parceiras, mas principalmente na aposta que estão proporcionando para que o porto de Itajaí retorne o quanto antes com suas operações de cargas de contêineres. Estamos torcendo que saia tão logo a oficialização do certame para que nós venhamos a nos ajustar e assim darmos os encaminhamentos que se fazem necessário”, concluiu o Vice - Prefeito de Itajaí, Marcelo Sodré.

De acordo com site da ANTAQ, a publicação da Ata de Julgamento relativa à análise dos documentos de habilitação da proponente vencedora será divulgada no dia 17 de outubro.

Após este prazo, caso não ocorrerem pedidos de recursos por parte de outras empresas que participaram do certame, os próximos passos darão direcionamento a homologação do resultado do procedimento simplificado, o direito de outorga, e, por fim, a convocação da empresa vencedora com a União, por intermédio do Ministério de Portos e Aeroportos, Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), e Superintendência do Porto de Itajaí (Autoridade Portuária), para celebrarem o contrato de transição.

Todos os documentos e minutas relativas ao processo estão disponíveis na página do Processo Seletivo, no site da ANTAQ.

Mais informações:

*Fábio da Veiga – Superintendente do Porto de Itajaí.

*Texto e Fotos: Luciano Sens – Secretário de Comunicação Social do Porto de Itajaí (47) 3341-8067.

Autor: Luciano Sens

Aguarde