Itajaí, 18 de abril de 2023.
Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.
Secretaria Geral de Comunicação Social – SECOM.
Porto de Itajaí retorna com projeto Escola no Porto
Atividade está aberta às Instituições de ensino neste ano letivo
A Superintendência do Porto de Itajaí (Autoridade Portuária), retornou, na última sexta-feira (14), com o projeto “Escola no Porto”, realizado pela Coordenação de Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Sustentabilidade (COAMB).
O primeiro encontro do ano contou com a presença de 28 alunos do curso de Logística do SENAI de Balneário Camboriú. O projeto tem como objetivo proporcionar aos estudantes a oportunidade de ampliar seus conhecimentos acerca do setor portuário, sua organização, funcionamento, parceiros e projetos oferecidos.
Os participantes são de distintas faixas etárias, integrando desde o Ensino Médio e Fundamental, escolas públicas ou privadas, e ainda acadêmicos de instituições universitárias de todo país.
De acordo com o último levantamento realizado pela COAMB, o projeto intitulado Escola no Porto, recebeu 3.513 visitantes entre 2013 a 2019, e, 2022.
Somente no ano passado foram 741 visitantes, entre alunos e docentes, que passaram pelo Porto de Itajaí e puderam ter a oportunidade de conhecer sua organização e atividade.
“O projeto Escola no Porto permite que os alunos de Itajaí e diversas regiões do Brasil possam conhecer o funcionamento portuário e todo este processo do setor, e, isto de uma certa forma acaba incentivando-os a seguirem uma carreira profissional agregadas as atividades portuárias. A pandemia acabou por interromper o funcionamento do projeto durante os anos de 2020 e 2021, mas foi possível visualizar uma mudança grande entre o número de alunos e professores do ano de 2019, que foram de 305 para o ano de 2022 com mais de 700. Estes números apresentam o interesse do público em ir além dos muros do porto”, observa o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga.
O roteiro consiste em três etapas. O primeiro ato acontece no auditório da Superintendência do Porto de Itajaí, sede administrativa, com o Agente da Autoridade Portuária, José Luís Carpes, destacando a história do Porto de Itajaí, os certificados alcançados, os compromissos estabelecidos, as pautas ambientais cumpridas, infraestrutura operacional e áreas abrangidas pelo complexo portuário.
Na sequência, os participantes são conduzidos à Base de Operações de Emergência para visualizar o simulado de vazamento de óleo – apresentados por profissionais da empresa Ambipar Dracares. Equipamentos de segurança e materiais de proteção contra incêndio também são apresentados, onde encontram-se à disposição do Complexo Portuário de Itajaí em eventuais casos de emergência.
Em seu terceiro e último ato, os alunos são encaminhados ao último andar do edifício da APM Terminals (empresa arrendatária responsável pelas operações no recinto portuário), onde os mesmos tem a oportunidade de visualizar, do terraço, toda a extensão do Complexo Portuário de Itajaí, incluindo ainda suas áreas de armazenagem, infraestrutura operacional e berços de atracação pertencentes tanto ao Cais Público quanto ao da APM Terminals.
“Não mostramos só o que o Porto de Itajaí faz na área, mas a separação de resíduos, apresentamos o evento “Juntos Pelo Rio”, a relação Porto-Cidade e plantamos a semente de educação e conscientização. O projeto Escola no Porto está dentro do programa Iniciativa Verde, que fomenta a educação ambiental com o público interno e externo e estão conectados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU também”, esclarece a Coordenadora da COAMB, Engª. Médelin Pitrez dos Santos.
A Organização das Nações Unidas (ONU), na intenção de combater os principais desafios relacionados a questões sociais, econômicas e ambientais em todo o mundo, propôs a seus países membros a Agenda 2030, baseada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O projeto Escola no Porto e o programa Iniciativa Verde seguem os ODS: 4 – Educação de Qualidade; 11 – Cidades e comunidades sustentáveis; 14 – Vida na água e 15 – Vida Terrestre. O Porto em Ação também se encarrega de cumprir com o ODS: 1 – Erradicação da Pobreza e o ODS 2 – Fome zero e agricultura sustentável.
Agendamentos
Para as instituições universitárias, e escolas públicas ou privadas, que tiverem interesse em participar do projeto Escola no Porto, podem entrar em contato por meio do e-mail: meioambiente@portoitajai.com.br para a realização do agendamento de forma antecipada. O calendário de visitas-técnicas só contempla as sextas-feiras disponíveis de cada mês
Porto em Ação
A Superintendência do Porto de Itajaí não cobra nenhum valor pela participação das Escolas ou Universidades. Apenas ficam incumbidos aos visitantes de escolas e universidades privada a doação de 1Kg de alimento não perecível para serem distribuídos para instituições beneficentes de assistência social cadastradas.
Mais informações:
* Fábio da Veiga – Superintendente do Porto de Itajaí
* Médelin Pitrez dos Santos – Coordenadora de Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Sustentabilidade (COAMB/SPI) 47 3341 8065.
*Texto: Luciano Mesadri Giorgi - Estagiário da SECOM/SPI (47) 3341-8095
* Fotos: Luciano M. Giorgi – SECOM/SPI e Brenda Bail – COAMB/SPI.