31 de outubro de 2022

Navio com 51 metros de largura abre calendário de manobras de teste

Navio com 51 metros de largura abre calendário de manobras de teste

Itajaí, 31 de outubro de 2022.

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.

Secretaria Geral de Comunicação Social – SECOM.

Navio com 51 metros de largura abre calendário de manobras de teste

Embarcação tem capacidade para transportar até 13.200 contêineres

Estreou na manhã deste sábado (29), a primeira manobra de teste na Bacia de Evolução (Baía Afonso Wippel), com o navio porta-contêineres “Rio de Janeiro Express”, do armador Hapag-Lloyd e bandeira da Alemanha.

A embarcação tem capacidade para transportar 13.200 TEU’s, mede 335 metros de comprimento por 51 metros de largura (boca).

O ofício enviado pela Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, autoriza a realização de 50 manobras experimentais de entradas e saídas com navios de até 51 metros de largura, e até 335 metros de comprimento e 11,2 de calado.

As manobras ocorrem em período diurno com as devidas condições náuticas e climáticas. Com a vinda de embarcações deste porte, o próximo passo será a busca por condições para manobrar navios com 366 metros de comprimento por 51 metros de largura.

O Complexo Portuário de Itajaí, já opera cotidianamente com navios de 350 metros de comprimento por 48,50 metros de largura.

Após a realização de cada manobra experimental, relatórios que abordam os aspectos técnicos referentes à devida operação, horários de início e término, condições ambientais observadas durante a realização da manobra, embarcações de apoio envolvidas, entre outros dados da manobra, serão encaminhados para a Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí afim de avaliar as condições de segurança de navegação, visando subsidiar a homologação nos parâmetros operacionais conforme Portaria.

O Complexo Portuário de Itajaí conta atualmente com 17 Práticos, todos com elevado nível técnico e profissionalmente gabaritados para a execução das manobras, sendo referência no país, e acima de tudo, com ampla participação de estudos e simulações, através do resultado de um planejamento, onde todos os envolvidos, possam atuar em operações deste porte, objetivando a segurança de navegação.

Mais informações:

Fábio da Veiga – Superintendente do Porto de Itajaí

Ricardo Amorim – Diretor Geral de Operações Logísticas (DILOG/SPI)

*Texto e Fotos: Luciano Sens – Sec. Geral de Comunicação Social SECOM/SPI (47) 3341-8067.

Autor: Luciano Sens

Aguarde