28 de maio de 2021

Câmara realiza reunião da Comissão Mista que avalia novo regime jurídico do Porto

Câmara realiza reunião da Comissão Mista que avalia novo regime jurídico do Porto

Itajaí, 28 de maio de 2021.

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.

Secretaria Geral de Comunicação Social - SECOM.

 

OBS: MATÉRIA RETROATIVA AO DIA 16/04/21

*COM O APOIO DE: CÂMARA DE VEREADORES DE ITAJAÍ

 

Câmara realiza reunião da Comissão Mista que avalia novo regime jurídico do Porto

Foram discutidas a prorrogação da municipalização da administração e do arrendamento da atividade portuária.

 

A Câmara de Vereadores de Itajaí reuniu nessa sexta-feira (16) a Comissão Parlamentar Mista (CPM) de Acompanhamento aos Estudos do Programa de Desestatização do Porto de Itajaí. A reunião contou com a apresentação e discussão do plano Itajaí – A Cidade do Porto 2048, que busca a renovação do convênio de delegação que municipalizou o Porto e novo edital de concessão da atividade portuária, entre outros.  

Além dos vereadores que compõem a CPM, Beto Cunha (PSDB) – presidente e Odivan Linhares Mamão (PSB) – vice-presidente - integraram a mesa o presidente da Casa, Marcelo Werner (PSC); vereador Bruno da Saúde (MDB); deputado federal Carlos Chiodini – presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados; deputada Federal Norma Pereira e Ernando João Alves  Jr. – presidente da Intersindical dos Trabalhadores Avulsos e Vinculados da Orla Portuária de Itajaí e Região, além da presença de representantes das demais entidades que formam a Comissão.

O primeiro assunto foi abordado pelo surpreendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, que apresentou o plano de ação Itajaí – A Cidade do Porto 2048, que tem como objetivo principal a busca pela celebração do 1º termo do aditivo ao convênio de delegação atual por 25 anos, para que a municipalização vigore até 2048 (pois o convênio atual estará vigente até 1º de janeiro de 2023). Segundo Veiga, a renovação da municipalização não vai interferir nos estudos de desestatização do Porto que estão em andamento, mas permitirá a continuidade das atividades sem prejuízos ao município e sua população.

Na sequência, foram discutidos aspectos do novo edital para o contrato de arrendamento de parte da atividade portuária, cujo contrato atual também vencerá em janeiro de 2023. A intenção da Comissão é garantir que os termos desse contrato não tragam prejuízos para o setor portuário. 

O deputado Carlos Chiodini destacou que já havendo o consenso de que a municipalização da administração do Porto é benéfica e deve ser continuada, cabe agora discutir com agilidade o melhor modelo de contrato para arrendamento da atividade portuária, evitando paralização ou prejuízo à movimentação do Porto. Os deputados presentes se comprometeram a intermediar as discussões entre Itajaí e o Governo Federal.

Na reunião também ficou decidido que a Comissão Parlamentar Mista irá trabalhar para que seja realizada uma reunião do Fórum Parlamentar Catarinense em Itajaí, com a finalidade de conquistar o apoio dos representantes de Santa Catarina em todas as instâncias do Poder Legislativo.

As imagens estão disponíveis na Galeria de Fotos.
Créditos: Davi Spuldaro/CVI.
 
--
Câmara de Vereadores de Itajaí
Secretaria de Comunicação e Promoção Social
(47) 3344-7100
www.cvi.sc.gov.br

Mais informações:

*Fábio da Veiga– Superintendente do Porto de Itajaí.

(47) 3341-8360

Autor: Luciano Sens

Aguarde