27 de maio de 2009
Reconstrução do cais conta com novos equipamentos
As equipes que desenvolvem os trabalhos de limpeza da área de reconstrução dos dois berços de atracação destruídos no Porto de Itajaí ganham importante aliado nesta semana: um potente rompedor [denominado Chize]. O equipamento será utilizado para seccionar três blocos de laje do antigo cais, que estão em profundidade entre 17 e 22 metros e obstruem a área de construção dos novos berços 1 e 2.
O rompedor pertence à empresa Equipemar Engenharia e Serviços, do Rio de Janeiro, que foi contratada pelo consórcio TSCC [formado pelas empresas Triunfo, Serveng e Constremac, responsável pela reconstrução do cais e retroárea]. Parte do equipamento, composto por base, lança e martelete hidráulico, chegou a Itajaí no início de maio e o restante foi desembarcado ontem [25]. A montagem deve ser concluída em aproximadamente três dias e as operações poderão sei iniciadas ainda nesta semana.
Segundo o consórcio TSCC, a utilização do Chize será fundamental para a retirada das lajes submersas [três blocos medindo 14 x 28 metros], porque os equipamentos até então utilizados não têm capacidade para operar em grande profundidade. Após quebradas, as lajes serão içadas pelos guindastes sobre balsas, que também tiveram suas lanças aumentadas para a realização desse serviço.
Estimasse ainda que sob as lajes estejam os antigos pilares de sustentação do cais, que também precisarão ser retirados, o que possibilitará o estaqueamento da nova estrutura.
-
25 de novembro de 2024 Complexo Portuário do Rio Itajaí Açu recebe draga de sucção (Hopper)leia mais
-
22 de novembro de 2024 Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu movimenta mais de 1,3 milhão de toneladas em outubroleia mais
-
21 de novembro de 2024 Diretoria da Superintendência do Porto de Itajaí recebe visita de Comitiva da Marinha do Brasilleia mais