19 de setembro de 2019

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) toma posse para Gestão 2019/2020.

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) toma posse para Gestão 2019/2020.

Itajaí, 19 de Setembro de 2019.

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.

Assessoria de Comunicação Social – ASCOM.

 

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) toma posse para Gestão 2019/2020.

Cerimônia de posse da nova comissão com entrega de certificados e equipamentos de segurança aconteceu nesta quarta-feira (18).

 

A nova equipe da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, tomou posse em cerimônia oficial realizada no Auditório Martin Schmeling após realizar, durante a semana, um curso preparatório de 20 horas ministrado pela empresa Gentil Consultoria e Treinamentos.

O ato de solene iniciou com a presença do Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, e do Técnico em Nível Superior, Heder Cassiano Moritz, juntamente com servidores.

A CIPA é composta por representantes dos trabalhadores e do empregador, com cotas iguais de participantes e seu objetivo principal, é o desenvolvimento de atividades voltadas para prevenção de acidentes e doenças, desenvolvendo eventos, campanhas, informativos, entre outras ações se destaca campanhas de prevenção envolvendo doenças transmissíveis, segurança de trabalho, uso de equipamentos de prevenção individual (EPI’s), estudo de riscos ambientais, prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais que possam que possam estar presentes nos  locais de trabalho, entre outros.

Durante evento, o novo Presidente da Comissão, Guilherme Malimpensa Knoll, que também responde pela função de Gerente de Manutenção da Superintendência do Porto de Itajaí, foi eleito por indicação da Autoridade Portuária, e reiterou a importância da CIPA, “ A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde dos colaboradores da superintendência, bem como dos subcontratados que atuam em nossas dependências. Como presidente, juntamente com os demais integrantes nesta gestão (2019/20), iremos conduzir os trabalhos de forma clara e eficiente, ressaltando a todos os colaboradores à importância de sua segurança e saúde no ambiente de trabalho”, destacou.

A comissão possui oito integrantes, sendo quatro deles eleitos pelos servidores e quatro indicados pela Superintendência do Porto de Itajaí. Os membros titulares e suplentes da nova diretoria da CIPA que foram eleitos pelos servidores da Superintendência do Porto de Itajaí para o período de 12 meses são: Manuel Floriano Peixoto Brito (GESEP - Gerência de Segurança Portuária), Luiz Renato dos Santos (SEGER – Secretaria Geral), Iris Furlaneto (GEOPE – Gerência de Operações), e Jorge Luís Alves Pires (GESEP – Gerência de Segurança Portuária). Para os titulares e suplentes eleitos pela superintendência são: Guilherme Malimpensa Knoll (GEMAN – Gerência de Manutenção), Camilo Santiago de Souza Neto (SURIN – Superintendência),Mauro Antônio Caetano Jr (GERH – Gerência de Recursos Humanos), e Silvano Domingos (GEOPE – Gerência de Segurança Portuária). Todos os empossados receberam seus certificados de conclusão do curso e devidos equipamentos de segurança (coletes refletores e capacetes).

Na solenidade de posse, o ex-presidente da CIPA, Alan Peter Rosa, fez um breve relato das ações e atividades colocadas em prática mediante o período em que esteve à frente da antiga gestão com os demais integrantes:

“Nossa passagem pela CIPA se deu de forma bastante positiva e atuante. Afinal, esta comissão não se resume a um grupo de pessoas responsáveis sobre as questões de segurança e prevenção de acidentes. Ela realiza um trabalho em conjunto com a Gerência de Meio Ambiente e todos os demais funcionários envolvidos nas rotinas de trabalho. Uma de nossas prioridades discutidas em reunião foi pleitear um espaço de convivência junto ao prédio da Superintendência. Espaço este solicitado já há bastante tempo pela maioria dos funcionários efetivos nesta superintendência, com o objetivo de termos um local adequado e devidamente equipado para poder realizar o intervalo intrajornada, utilizado também para pequenas refeições e lanches. Outro ponto alto de nossa gestão foi a realização da XIV Semana Integrada de Prevenção de Acidentes no Trabalho Portuário – SIPATP, que aconteceu de 26 a 30 de novembro de 2018, buscando informar e conscientizar os trabalhadores que prestam serviço direta ou indiretamente ao Porto de Itajaí. Como presidente da gestão anterior, agradeço a todos os membros da CIPA que se mostraram muito competentes e participativos, juntamente com toda equipe da Gerência do Meio Ambiente pelo apoio. Deixamos esta gestão felizes por termos realizado um trabalho que rendeu bons frutos, alguns colhidos em nossa própria gestão, outros nas próximas que virão”, conclui.

Todos os funcionários podem enviar sugestões e observações para o seguinte e-mail: cipa@portoitajai.com.br/ guiknoll@portoitajai.com.br

Em atendimento a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, Artigo 163 e Portaria nº 09 de 23 de fevereiro de 1999 do Ministério do Trabalho e Emprego, que altera e regulamenta a Norma Regulamentadora (NR-05) da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), estabelecido pela Portaria nº 3.414, de 08 de junho de 1978, determinou o processo eleitoral da CIPA da Superintendência foi divulgado através de convocação de eleição, constituição da comissão eleitoral, publicação e divulgação do edital de inscrição (01/08), inscrição de candidatos (04/08 à 15/08) e eleição (16/08 e 17/08).

 

Mais Informações:

Guilherme Malimpensa Knoll- Presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). (47) 3341 - 8070.

Superintendência do Porto de Itajaí – (47) 3341-8000.

www.portoitajai.com.br

* Fotos: Fabricio Zarrilli Pereira – Estagiário ASCOM/SPI. (47) 3341-8067.

* Texto: Luciano Sens – Assessor de Comunicação Social ASCOM/SPI.

Autor: Luciano Sens

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