14 de maio de 2009
Armadores iniciam novos serviços para a Ásia com escalas em Itajaí
As novas configurações dos serviços Euroatlan e Asax representam a inserção de navios com maiores capacidades e mais opções de destinos nos continentes europeu e asiático, em rotas partindo de Itajaí.
O armador chileno CSAV anunciou o aumento da cobertura do serviço Asax [que conecta a Ásia à Costa Leste da América do Sul], agora com rotação que inclui os portos de Qingdao e Durban. O serviço iniciou no dia 29 de abril e em Santa Catarina escala no Porto de Itajaí. O serviço passará a oferecer navio com capacidade para 4,2 mil TEU (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés), ante os navios de 3,5 mil TEU, utilizados anteriormente.
Além da ampliação do Asax, o CSAV lança nova rotação do serviço Euroatlan [por meio de joint-service formada pelas empresas armadoras CSAV, K-Line e Maruba], que contará com uma frota de sete navios com capacidade para 4 mil TEU. O início está previsto para 21 de maio [com o navio MN Maruba Cristina]. A rotação será: Buenos Aires, Montevidéu, Rio Grande, Paranaguá, Itajaí, Santos, Rio de Janeiro, Salvador, Roterdã, Tilbury, Hamburgo, Antuérpia, Lê Havre, Rio de Janeiro, Santos e Buenos Aires.
O vice-presidente do Grupo CSAV para a Costa Leste da América do Sul e África, David Giacomini, diz que a ampliação na oferta de espaço em seus navios e duas novas escalas diretas entre Itajaí e portos asiáticos amplia o leque de opções na cidade com cargueiros mais novos e com periodicidade semanal. “Apesar da crise global o Grupo CSAV investe na melhoria de sua frota e busca a constante melhoria de seus serviços”, acrescenta Giacomini.
Mercados tradicionais – O diretor comercial do Porto de Itajaí, Robert Grantham, destaca a importância dos novos serviços para a realidade portuária da região, uma vez que Europa e Ásia são dois mercados tradicionais para o porto itajaiense. “O serviço Asax [ligando a Ásia à Itajaí] será fundamental para retomarmos as importações do continente asiático, que sempre foram cargas tradicionais para nosso porto”, diz.
Em sentido inverso, informa o diretor, o mercado asiático é muito bom para as exportações brasileiras de congelados, que representam uma grande fatia da movimentação do Complexo Portuário de Itajaí. “A inclusão de nosso porto no serviço Euroatlan [que liga Itajaí à costa européia], é muito importante, em especial pelas exportações de cargas congeladas para a Europa pelo Porto de Itajaí”, diz Grantham.
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