03 de setembro de 2018

Guarda Portuária realiza treino sobre atualização do Plano de Segurança Público Portuário.

Guarda Portuária realiza treino sobre atualização do Plano de Segurança Público Portuário.

Guarda Portuária realiza treino sobre atualização do Plano de Segurança Público Portuário.

O Código Internacional visa melhorar a segurança dos Portos Brasileiros que lidam com cargas internacionais.

 

A Superintendência do Porto de Itajaí, através de sua Guarda Portuária, realizou nos dias 29 e 30 de agosto a palestra e treinamento sobre o Plano de Segurança Público Portuário (PSPP), ou como é conhecido internacionalmente - ISPS Code (International Ship and Port Facility Security Code).

No treinamento, os guardas tiveram a oportunidade de saber como o código surgiu, quais suas diretrizes e também de revisar os métodos já em prática, assim como ter conhecimento de novas medidas de segurança, prevenção, detecção e controle que possam afetar navios e instalações do Porto de Itajaí.

“Esse conhecimento adquirido de normas e procedimentos tem como objetivo alcançar os mais elevados índices de prevenção e rapidez na resposta a um evento que venha comprometer o sistema ou parte dele”, destacou Sandro Ramos - Gerente de Segurança da Guarda Portuária do Porto de Itajaí.

O Técnico Marcus Leal Dantas, da MD Consultoria, empresa credenciada pelo Ministério da Justiça (MJ), para fazer avaliações de riscos e planos de segurança pelos Portos do Brasil, ministrou uma das palestras para os guardas portuários, onde os orientou sobre a atualização do Plano de Segurança:  “Foi feito uma avaliação de riscos de acordo com a metodologia, seguindo os critérios que o código estabelece, e com base nisso  várias medidas são e foram recomendadas e são materializadas em procedimentos em aquisição e melhoria de equipamentos e instrumentos para a segurança do Porto de Itajaí ”, pontuou.

“O Porto de Itajaí já tem sua declaração de cumprimento que é sua certificação internacional, no caso a palestra é uma atualização para manutenção da certificação por mais 5 anos. Nós temos visto que nos últimos 5 anos o Porto estava sem operação devido a ação da natureza, nisso fizemos uma projeção de movimentação para o Porto de Itajaí de acordo com seu tamanho, natureza de carga e comparando outros portos que já temos conhecimento, e nisso nós estabelecemos um procedimento de controle para a guarda portuária, porque alguns procedimentos terão de melhorar, alguns serem incrementados e outros a serem mantidos, então não foram todos que foram alterados.  Houve também um upgrade no sistema de monitoramento eletrônico por câmeras (CFTV) e uma melhoria na troca do controle de acesso (O.C.R) ”, acrescentou Marcus.

A implantação do O.C.R - cujo investimento foi de R$ 30.000,00 para o período dos meses entre maio a dezembro deste ano, garante em sua operacionalidade funções como: reconhecimento, identificação, leitura e registro da captação de imagens das câmeras de entrada que dão acesso ao Porto de Itajaí, permitindo maior segurança nas funções do dia-a-dia.

Já a atualização do sistema de vigilância por câmeras, o CFTV, teve sua troca e implantação de câmeras por modelos que oferecem desempenhos superiores, um investimento de R$ 1.866.024,60. Ambos com recursos financeiros próprios da Superintendência do Porto de Itajaí.

 

Mais informações:

Sandro Ramos – Gerente de Segurança Portuária – (47) 3341-8060.

Texto e Fotos: Fabrício Zarrilli Pereira – Estagiário da Assessoria de Comunicação.

(47) 3341-8067.

Autor: Luciano Sens

Aguarde