27 de fevereiro de 2018

Conclusão de dragagem no Complexo Portuário de Itajaí é tema de reunião na Superintendência.

Conclusão de dragagem no Complexo Portuário de Itajaí é tema de reunião na Superintendência.

Conclusão de dragagem no Complexo Portuário de Itajaí é tema de reunião na Superintendência.

Previsão de chegada da Draga Chinesa XIN HAI MA é aguardada para a próxima semana.

Nesta segunda-feira, 26, a sala de reuniões da Superintendência do Porto de Itajaí foi ponto de encontro com representantes dos Terminais de Uso Privado (TUPs), Portonave, APM Teminals de Itajaí, juntamente com os Gerentes de Dragagem da DTA ENGENHARIA, representante da Coordenadoria do Programa de Dragagens da Secretaria Nacional de Portos (SNP), Agentes Marítimos, membros da Autoridade Portuária e Gerentes de Operações e Engenharia da Superintendência do Porto de Itajaí.

Em pauta, um único assunto: a conclusão do contrato de readequação e restabelecimento definitivo dos serviços de dragagem nos canais interno e externo de acesso aquaviário do Complexo Portuário de Itajaí e área da Bacia de Evolução.

Também foi anunciado durante a reunião, a chegada na próxima semana, da Draga Chinesa XIN HAI MAI para dar continuidade nos serviços de dragagem e sua devida conclusão no contrato.

Depois de uma pausa, desde o final de outubro do ano passado, os serviços estão sendo retomados pela empresa vencedora do processo licitatório, DTA ENGENHARIA, cujos recursos para execução foram aprovados e liberados na ordem de R$ 38.811.334,37 pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPAC), através de compromisso firmado em janeiro de 2017.

Mediante o contrato firmado com o Governo Federal (União) e atuando em conjunto com a autoridade marítima e portuária, o objetivo é atender 100% o restabelecimento da cota de 14 metros de profundidade no canal de acesso do complexo.

“Ano passado tivemos um resultado fantástico através dos trabalhos de dragagem realizados pela DTA e o grupo chinês. Tivemos ganhos operacionais que refletiram em boas condições de segurança de navegabilidade, mas infelizmente nos últimos levantamentos batimétricos ocorridos em alguns pontos, que não foram atingidos a média, a SNP chama de marcos contratuais e por isso há a necessidade dela retornar e realizar os seus serviços com uma programação inicial para a próxima segunda-feira e assim cumprir integralmente este contrato”, destacou o Superintendente do Porto de Itajaí, Engº Marcelo Werner Salles.

“A Secretaria Nacional de Portos (SNP), vem articulando com a empresa contratada e o Porto de Itajaí de forma muito correta e profissional. Nós atingimos o objeto do contrato e essa reunião foi de fundamental importância para articular os interesses dos operadores junto com a obra de dragagem”, disse Leonardo Hislei, Coordenador do Programa de Dragagens da Secretaria Nacional de Portos.

Nesta etapa final que poderá levar até 50 dias de serviços, estima-se que a draga chinesa XIN HAI MA, drague até 1 milhão em metros cúbicos e seus sedimentos serão retirados dos canais externo e interno, e posteriormente serão despejados (Bota Fora) a uma distância de cinco milhas náuticas, equivalente a 10 quilômetros de distância do canal da barra. A draga é de propriedade da empresa chinesa CCCC Shangai Dredging Co. Ltda, no Brasil é representada pela SDC do Brasil Serviços Marítimos Ltda. A empresa da draga foi contratada pela DTA ENGENHARIA, ao qual é a empresa contratada através de processo licitatório para os trabalhos operacionais do restabelecimento da cota de 14 metros de profundidade.

“O equipamento está previsto para chegar à Itajaí na próxima segunda-feira 05 de março, onde iniciaremos as operações de dragagem por duas semanas na área da Bacia de Evolução e dos berços de atracação, na APMT (berços 1 e 2), Portonave ( berços 1,2 e 3), e na sequência passaremos a operar no canal externo. Então faremos uma rápida interrupção para abastecimento em Paranaguá (PR) e na sequência retornamos para concluir o canal externo. Se tudo transcorrer bem, levaremos em torno de 45 a 50 dias para finalizar os serviços”, afirmou o Gerente de Dragagem, Engº Pedro Gabriel Villaça.

De acordo com informações da equipe de Gerência de Dragagem da DTA, entre abril e outubro do ano passado, em volume, foram dragados cerca de 2.180.00,00 metros cúbicos e até o final do contrato que está em vigor, estima-se que sejam dragados próximo de 3,5 milhões em sedimentos.

Os trabalhos de dragagem para o Complexo Portuário de Itajaí tornaram-se uma prioridade devido as fortes chuvas registradas nos meses de setembro e outubro de 2015, ocasionando naquela época um assoreamento extraordinário e que comprometeu as atividades portuárias.

 

Características da Draga XIN HAI MA:

Bandeira: China [CN];

Tipo de navio: Dredger;

Tonelagem Bruta: 11701;

Porte bruto: 7670T;

Comprimento e Largura extrema: 134.4m comprimento × 25,32m largura;

Ano de construção: 2010;

Estado: Ativo;

Capacidade no transporte (Cisterna): 10.000 metros cúbicos;

Potência instalada: 8.700 Quilowatts (Kw).

Autor: Luciano Sens

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