Obras de reforço e realinhamento do Berço 03 estão em ritmo acelerado.
Previsão de entrega continua para novembro deste ano e berço 04 em maio de 2018.
Aos poucos o berço 03 do Porto de Itajaí vai tomando sua forma final construtiva. Nesta semana estão sendo finalizadas as etapas de concretagem dos paramentos onde serão fixados as defensas e os cabeços de amarração dos navios.
Em Paralelo segue também a execução dos testes de perfuração e fragmentação das interferências submersas, de grande complexidade, provenientes das estruturas dos antigos berços 03 e 04 que ruíram nas enchentes de 1983 e 1984, cuja metodologia terá sua produtividade e exequibilidade aferida.
Ambos osserviços de mão de obra já estão contratados e estão sendo executados pela Serveng ENGENHARIA e Veríssimo Serviços de Fundações e Engenharia, empresa esta sub-contratada pela Serveng para os trabalhos de cravação e perfuração de interferências submersas no berço 04. Atualmente no canteiro de obras 68 (sessenta e oito) trabalhadores estão atuando diariamente para que as obras sejam entregues dentro de seu cronograma previsto para novembro deste ano (berço 03) e berço 04 até maio de 2018.
De acordo com informações da Diretoria Técnica da Superintendência do Porto de Itajaí e Gerência de Engenharia, os principais equipamentos utilizados atualmente na obra são: 01 guindaste com capacidade de 70 toneladas, 01 guindaste com capacidade de 275 toneladas, 01 cavalo mecânico com prancha, 02 caminhões Munck com capacidade de 08 toneladas, 01 Perfuratriz hidráulica SR-55, 02 balsas e 01 rebocador.
“Trata-se de uma obra portuária, porém complexa devido ao surgimento das lajes submersas encontradas a mais de 20 metros de profundidade e que não conseguiram ser removidas. Temos agora a alternativa de perfurar estas lajes para que as camisas metálicas (equipamento de proteção utilizado para perfuração de interferência submersa) ultrapassem esse obstáculo”, destacou André Pimentel, Diretor Técnico da Superintendência do Porto de Itajaí.
O berço 03 tem em sua margem 210 metros de comprimento e o berço 04 segue um traçado retilíneo de 280 metros, totalizando 490 metros de cais. Hoje na margem direita do Porto de Itajaí somente o berço 02 está operando com movimentações portuárias, pois o berço 01, localizado na área da APM Terminals e que também passa por um processo de obras no cais, pretende concluir até o final do mês de novembro, mesmo período de entrega do berço 03. Com isso, antes de encerrar 2017, o Porto de Itajaí estará operando com três berços ficando apenas o berço 04 para ser concluído dentro do primeiro semestre de 2018.
“Operar somente com um berço não nos qualifica para mercado portuário. Com a entrega concluída do berço 03 prevista para novembro e posteriormente do berço 01 da APM Terminals no mesmo mês, será fundamental e muito importante para termos condições de mais atracações e assim permitir a geração de receita para o porto público, para APM Terminals, para o município de Itajaí e para os trabalhadores de classe portuária, logística e de comércio exterior”, lembrou o Engº Marcelo Werner Salles, Superintendente do Porto de Itajaí.
Relembre:
Em 27 de janeiro, exatamente oitomeses atrás, o Ministro dos Portos, Maurício Quintella Lessa, esteve em Itajaí visitando o Complexo Portuário e naquela oportunidade havia sinalizado positivamente recursos financeiros que faltavam para concluir as reformas do berço 03 e inicio de testes do berço 04. Em 11 de maio, foi assinado em Brasília, na Secretaria Nacional de Portos, um Termo de Compromisso, onde o documento foi encaminhado ao setor jurídico do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, para então publicar e assim tornar válidos os recursos solicitados.
Em 03 de julho de 2017, a Secretaria Nacional de Portos (SNP), através do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPAC),enviou recursos financeiros na ordem de R$ 18.863,669, 70 para o inicio das obras de reforço e realinhamento dos berços 03 e 04. Estes recursos são provenientes de uma parcela única e que por objetivo estão sendo investidos nestas obras.
Texto: Luciano Sens.
Fotos: Joelcir Zatta (Engº Gerência de Engenharia – SPI).
Autor: Luciano Sens