Prefeitura Municipal de Itajaí

20/01/2016

O que você precisa saber sobre a Dengue, o Zika Vírus e a Chikungunya

O QUE É A DENGUE? COMO PODE SER TRANSMITIDA?

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. No Brasil, foi identificada pela primeira vez em 1986.

A principal forma de transmissão é pela picada dos mosquitos Aedes aegypti. Porém, há registros também de transmissão vertical (da gestante para o bebê) e por transfusão de sangue.
 

QUAIS SÃO OS SINTOMAS E QUAL O TRATAMENTO PARA DENGUE?

Os sintomas são apresentados geralmente 15 dias após a picada. A infecção por dengue pode ser assintomática (não exibe sintomas), leve ou causar doença grave, levando à morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (entorno de 39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Do mesmo modo, a forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, sangramento de mucosas, entre outros sintomas. Sendo assim, ao apresentar esses sintomas, é de extrema importância procurar um serviço de saúde.

Não existe tratamento específico para dengue. O tratamento é feito para aliviar os sintomas. Quando aparecer os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde mais próximo, fazer repouso e ingerir bastante líquido. É muito importante não tomar medicamentos por conta própria, ou seja, sem a orientação médica!

COMO PREVINIR/COMBATER A DENGUE?

A única forma de prevenção é acabar com o mosquito é mantendo o domicílio sempre limpo, eliminando os possíveis criadouros (águas limpas empoçadas). Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

 Pode se utilizar roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia (período em que os mosquitos são mais ativos). Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção pra aqueles que dormem durante o dia (por exemplo: bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos).

COMO DEUNCIAR FOCOS DO MOSQUITO?

As ações de controle da dengue ocorrem, principalmente, na esfera municipal. Quando o foco do mosquito é detectado, e não pode ser eliminado pelos moradores de um determinado local, a Secretaria Municipal de Saúde deve ser acionada. (Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí, Fone: (47) 3249-5500).

 

O QUE É A FEBRE CHIKUNGUNYA? COMO PODE SER TRANSMITIDA?

A Febre Chikungunya é uma doença transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. No Brasil, a circulação do vírus foi identificada pela primeira vez em 2014. O problema da Febre Chikungunya não costuma ser o risco de morte, mas sim o risco de incapacitação pelas intensas e prolongadas dores articulares.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS E QUAL O TRATAMENTO PARA A FEBRE CHIKUNGUNYA?

Os principais sintomas são febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Os sintomas iniciam entre dois e doze dias após a picada do mosquito. O mosquito adquire o vírus CHIKV ao picar uma pessoa infectada, durante o período em que o vírus está presente no organismo infectado. Cerca de 30% dos casos não apresentam sintomas.

Não existe nenhum tratamento específico para Chikungunya. O que se faz é tentar aliviar os sintomas com remédios para baixar a febre para as dores articulares. Porém, não se deve tomar remédios sem a orientação médica. Ainda assim, o doente deve beber muito líquido e fazer repouso absoluto. 

Busque um serviço de saúde para atendimento!

O QUE É O ZIKA VÍRUS? COMO PODE SER TRANSMITIDO?

O Zika é um vírus transmitido pelo Aedes aegypti e identificado pela primeira vez no Brasil em abril de 2015. O ZIKA VÍRUS causa, em humanos, a doença conhecida como zica (ou febre zica, ou febre Zika).

QUAIS SÃO OS SINTOMAS E QUAL O TRATAMENTO PARA ZIKA VÍRUS?

Cerca de 80% das pessoas infectadas pelo vírus Zika não desenvolvem manifestações clínicas. Os principais sintomas são dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Outros sintomas menos frequentes são inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos. No geral, a evolução da doença é benigna e os sintomas desaparecem espontaneamente após 3 a 7 dias. No entanto, a dor nas articulações pode persistir por aproximadamente um mês. Formas graves e atípicas são raras, mas quando ocorrem podem, excepcionalmente, evoluir para óbito.

Não existe tratamento específico para a infecção pelo vírus Zika. Também não há vacina contra o vírus. O tratamento recomendado para os casos sintomáticos é baseado no uso de remédios para o controle da febre e manejo da dor. Se observado o aparecimento de sinais e sintomas de infecção por vírus Zika busque um serviço de saúde para atendimento.

COMO PREVINIR/COMBATER O ZIKA VÍRUS? 

Utilize telas em janelas e portas, faça uso contínuo de roupas compridas – calças e blusas – e, se vestir roupas que deixem áreas do corpo expostas, aplique repelente nessas áreas. Fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis.

Em caso de mulheres gestantes, é de extrema importância uma frequente consulta médica. Se tiver dúvida, fale com seu médico ou com outro profissional de saúde a que tenha acesso. Relate ao seu médico qualquer sintoma ou medicamento usado durante a gestação. Leve sempre consigo a Caderneta da Gestante, pois nela consta todo seu histórico de gestação. É muito importante também cuidados com bebês recém – nascidos, tendo em vista que o ZIKA VÍRUS pode ser passado de mãe para filho durante a gravidez provocando uma grave doença chamada microcefalia. Por isso é importante o intenso acompanhamento médico de crianças recém – nascidas.

 

  • Enviar para amigo
  • Imprimir
  • Link:

Enviar notícia para amigo






Rua Blumenau, 05 | CEP 88.305-101 | Centro | Itajaí | Santa Catarina | Brasil
Telefone: [+55] 47 3341 8000