Prefeitura Municipal de Itajaí

03/07/2020

COMUNICADO IMPORTANTE: Fechamento do Canal de acesso ao Complexo Portuário de Itajaí na Segunda 06/07 (9:30h).

Informações sobre nova etapa com a 11ª Manobra Especial com ENTRADA E 5º GIRO (SEGUNDA) na área da nova Bacia de Evolução.

Itajaí, 03 de Julho de 2020.

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.

Secretaria Geral de Comunicação Social – SECOM.

 

COMUNICADO IMPORTANTE: Fechamento do Canal de acesso ao Complexo Portuário de Itajaí na Segunda 06/07 (9:30h).

Informações sobre nova etapa com a 11ª Manobra Especial com ENTRADA E 5º GIRO (SEGUNDA), na área da nova Bacia de Evolução.

 

A Superintendência do Porto de Itajaí, na condição de Autoridade Portuária, vem à público informar à sociedade, em geral aos munícipes de Itajaí e Navegantes, e todos que estiverem trafegando pela região, sobre as atividades de Manobra Especial de nova etapa com o navio “MSC SHREYA B” de 330,00 metros de comprimento por 48,20 metros de largura (boca), na nova Bacia de Evolução, e o devido fechamento do canal de acesso ao Complexo Portuário de Itajaí.

 

Dia 04/07 (SÁBADO):

Fechamento do Canal de acesso: NAVIO “EVER LIBRA”, de 334,98 metros de comprimento por 45,80 metros de largura (boca).

Obs: Sua desatracação está prevista para as 7:30h (Saída com navegação sem GIRO seguindo de ré - POPA).

Após DESATRACAR, seu destino marítimo está programado para o Porto de Paranaguá (PR).

 

Dia 06/07 (SEGUNDA):

NAVIO “MSC SHREYA B” de 330,00 metros de comprimento por 48,20 metros de largura (boca).

Fechamento do Canal de acesso: 5ª ENTRADA com GIRO na nova Bacia de Evolução e navegação a ré até um dos berços (ainda a ser definido) do Terminal Portonave.

Obs:horário de entrada no canal da Barra a partir das 9:30h.

Sua bandeira é de Portugal e pertence ao Armador MSC. Esta embarcação estará vindo do Porto de Santos (SP), e, quando encerrar suas atividades no terminal, desatracará seguindo destino marítimo para o Porto de Montevideo, Uruguai, em data ainda a ser definida.

 

Obs:De acordo com o cronograma de manobras especiais, esta será a 11ª manobra especial, mas, segundo informações da Autoridade Portuária (Superintendência do Porto de Itajaí), e Autoridade Marítima (Marinha), esta será a manobra de ENTRADA do navio (MSC SHREYA B), na segunda dia 07, com GIRO na Bacia de Evolução. Após o giro da embarcação, seguirá com navegação à ré (popa) até um dos berços da Portonave.

Nesta nova etapa são aguardadas 12 manobras especiais, considerando 24 no total, pois tanto em entradas ou saídas das embarcações, são consideradas e nomeadas como manobras especiais para navios acima de 306 metros de comprimento.

Em caso de mau tempo, ou seja, se as condições climáticas não estiverem favoráveis para essa atividade, todas as manobras serão imediatamente canceladas.

Para dar toda a segurança de navegabilidade durante aENTRADA deste navio com GIRO programado para segunda(07), o canal de acesso ficará interditado por um período de até duas horas durante a manobra.

Todas as atividades de rotina no Ferry Boat, Marina Itajaí e frota pesqueira, serão interrompidas durante o fechamento do canal. Após encerrado as etapas de manobras de entrada e de saída das embarcações, todos estes locais estarão aptos a retornarem com suas atividades.

A Superintendência do Porto de Itajaí informa que todas as manobras especiais nesta nova etapa com navios de até 350 metros de comprimentoestarão sendo totalmente acompanhadas e monitoradas pela Superintendência do Porto de Itajaí sob a coordenação da Diretoria de Operações Logísticas (DILOG), Coordenação de Operações e Inteligência da Fiscalização (COINT), Coordenadoria Geral de Sistemas de Segurança Portuária (COSEG), Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí (Marinha), Praticagem, Terminais Portuários (APMT e PORTONAVE), e empresas de rebocadores.

Já em área terrestre, no lado de Itajaí, para auxiliar no trânsito próximo a entrada do Ferry Boat, durante o horário de fechamento do canal de acesso no segunda, dia 07, agentes de trânsito da Codetran estarão acompanhando a ação e promovendo a organização nas vias de acesso ao ferry boat.

Inspetores e seguranças da Guarda Portuária também estarão acompanhando o trajeto do navio em pelo menos duas ou três embarcações (lanchas), seguindo uma na frente (proa) e a outra atrás (popa), para dar total segurança até o momento da atracação ou desatracação. Também realizam o serviço de interrupção de travessias do ferry boat entre Itajaí e Navegantes (vice-versa), enquanto o navio passar pelo ferry, liberando as travessias somente após a segunda lancha (proa ou popa) atravessar por último frente ao local das estações de ferry boat.

A nova Bacia de Evolução, nesta primeira etapa, contempla 500 metros de diâmetro e profundidade de 14,00 metros.

 

Respeitosamente,

Att,

SUPERINTENDÊNCIA DO PORTO DE ITAJAÍ.

 

Texto e Fotos: Luciano Sens - Secretário Geral de Comunicação Social da Superintendência do Porto de Itajaí.

Jornalista DRT-SC 00973/JP.

Secretaria Geral de Comunicação Social da Superintendência do Porto de Itajaí.

(47) 3341-8067.

  • Enviar para amigo
  • Imprimir
  • Link:

Enviar notícia para amigo






Rua Blumenau, 05 | CEP 88.305-101 | Centro | Itajaí | Santa Catarina | Brasil
Telefone: [+55] 47 3341 8000