Prefeitura Municipal de Itajaí

15/03/2019

8º Juntos Pelo Rio terá oficinas e blitz educativa na programação.

Mutirão de limpeza será no dia 23 de março (sábado).

8º Juntos Pelo Rio terá oficinas e blitz educativa na programação.

Mutirão de limpeza será no dia 23 de março (sábado).

 

Itajaí unirá forças para o mutirão de limpeza do 8º Juntos Pelo Rio e Contra o Aedes Aegypti, que será realizado no dia 23 de março (sábado). A programação gratuita do evento terá oficinas de educação ambiental para crianças e blitz educativa contra o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.

A cerimônia de abertura será às 8h na Marina Itajaí, localizada na avenida Carlos Eli Castro, 100, no Centro.

Um café da manhã será oferecido a todos os voluntários no início do mutirão, haverá a divisão de equipes embarcadas e por terra e a entrega do Termo de Adesão ao Serviço Voluntário, junto de kits de limpeza. A Marinha do Brasil também discorrerá sobre as normas de segurança a serem seguidas.

Duas oficinas lúdicas serão oferecidas: a de educação ambiental com uma equipe da Univali e outra sobre prevenção contra o mosquito transmissor da dengue e outras doenças, com a Secretaria Municipal Saúde. As oficinas serão realizadas na Marina e são destinadas às crianças que participarão junto dos pais. Não é necessário fazer inscrição.

A Sala de Situação e do Programa de Controle da Dengue, da Secretaria de Saúde, também estará engajada no mutirão. No dia do evento, 60 agentes de endemias realizarão uma blitz educativa para reforçar a prevenção contra o mosquito Aedes Aegypti na avenida Ministro Victor Konder (Beira-rio), além de contribuir nos trabalhos de limpeza.

O 8º Juntos Pelo Rio e Contra o Aedes Aegypti é organizado pelo Município de Itajaí, por meio do Porto e do Semasa, com o apoio de instituições públicas e privadas.

Pontos de limpeza

Por água, a limpeza focará no Rio Itajaí-Açu (margem Itajaí e Navegantes), baía Afonso Wippel e rio Itajaí-Mirim (bairro São Vicente). As embarcações com voluntários sairão com coletes salva-vidas e os kits de limpeza. Cada embarcação atuará em um perímetro específico e não serão permitidos menores de 18 anos nas embarcações.

Atingido o limite de capacidade, as embarcações farão o despejo do lixo recolhido no ferry boat.

Neste ponto ocorrerá a segregação com a equipe da Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Material Reciclável da Foz do Rio Itajaí (Cooperfoz), voluntários, caçambas e ponto de apoio para reposição de material nos barcos (luvas e sacos de lixo).

Por terra, os pontos serão na avenida Beira-rio, Molhes da Barra e Praia da Atalaia. Os resíduos serão depositados em caçambas nestes locais. Haverá a pesagem, destinação do resíduo não reciclável ao aterro sanitário e o encaminhamento do resíduo reciclável à cooperativa.

Informações adicionais:


Secretaria de Comunicação de Itajaí
(47) 3341-6082.

Porto de Itajaí
(47) 3341-8065.

Semasa

(47) 3344-9008.

Obs:

Matéria elaborada e fotos registradas pela SECOM/PMI e retransmitida pela Assessoria de Comunicação do Porto de Itajaí.

Arte folder convite 8º Juntos Pelo Rio: Fabricio Pereira - Estagiário da ASCOM/SPI.

  • Enviar para amigo
  • Imprimir
  • Link:

Enviar notícia para amigo






Rua Blumenau, 05 | CEP 88.305-101 | Centro | Itajaí | Santa Catarina | Brasil
Telefone: [+55] 47 3341 8000