Prefeitura Municipal de Itajaí

21/12/2017

Defesa Civil do Estado e Porto de Itajaí promoveram Capacitação sobre Fiscalização de Produtos Perigosos.

Efetivo da Guarda Portuária atuou em atividades externas.

Itajaí, 21 de Dezembro de 2017.

Informações da Superintendência do Porto de Itajaí.

Assessoria de Comunicação Social – ASCOM/SPI.

Defesa Civil do Estado e Porto de Itajaí promoveram Capacitação sobre Fiscalização de Produtos Perigosos.

Efetivo da Guarda Portuária atuou em atividades externas.

Neste mês de dezembro, em três dias foram ministradas no Auditório da Superintendência do Porto de Itajaí, palestras sobre Capacitação de Legislação, Fiscalização Preventiva e Emergencial no Transporte de Produtos Perigosos.

Promovido pela Gerência de Gestão de Produtos Perigosos da Secretaria de Estado da Defesa Civil, esta capacitação é uma atualização e revisão em atendimento da nova Resolução nº 5232/2016 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

No cronograma, as aulas dividiram-se em horários matutino e vespertino e foram ministradas pelo Gerente de Gestão de Produtos Perigosos, Subtenente da Defesa Civil Estadual, Almir Vieira.

“Em atendimento a uma solicitação da Superintendência do Porto de Itajaí, através das Gerências de Meio Ambiente e Segurança Portuária, o Porto de Itajaí segue os padrões de conhecimentos gerais adotados pela Defesa Civil do Estado de Santa Catarina no que se refere a esta capacitação de produtos perigosos, tanto em fiscalização preventiva e também quando se deparar com situações de emergência”, destacou Vieira.

Foram realizadas atividades teóricas no auditório da Superintendência e atividades práticas desenvolvidas em locais externos, como fiscalizações na Rua Blumenau, ao lado do Recinto Alfandegado Contiguo (RAC), e também na Avenida Governador Adolfo Konder, próximo à rótula da Rua Estefano José Vanolli, no Bairro São Vicente. No total, 36 participantes da Superintendência do Porto (34 Guardas Portuários) participaram da ação. Além da participação dos efetivos do Porto de Itajaí e da Defesa Civil estadual, equipes da CODETRAN também participaram das atividades.

Os conteúdos que foram abordados nesta capacitação vão desde regulamentação de produtos perigosos por via terrestre, Legislação, documentos obrigatórios e certificados para motoristas (veículos e tipos de carga - CIPP e CIV), Conceitos de carga perigosa e de produto perigoso, Diferença entre carga a Granel, carga fracionada e identificação do veículo através de sinalização, Classes de riscos, rótulos de riscos, painel de segurança e fichas de emergências de produtos químicos, Equipamentos de proteção individual e conjunto para situação de emergência, Kit de emergência e fiscalização, entre outros.

“Nosso efetivo segue todos os procedimentos legais no que diz respeito à fiscalização de cargas de produtos perigosos. Aqui no Porto de Itajaí, assim como em demais terminais portuários, a vigilância maior sempre esteve concentrada quando a carga sai do porto e se destina para outro lugar, pois deve de estar adequado para chegar segura e compete a nós que esta mesma carga não sofra avarias”, afirmou Sandro de Ramos, Gerente de Segurança Portuária.

Fotos: Livia Lara Sabel Ceccon e Luciano Sens.

Mais informações:

Gerência de Segurança Portuária da Superintendência do Porto de Itajaí.

(47) 3341-8060 - (47) 992393377.

Gerência de Meio Ambiente da Superintendência do Porto de Itajaí.

(47) 3341-8065.

  • Enviar para amigo
  • Imprimir
  • Link:

Enviar notícia para amigo






Rua Blumenau, 05 | CEP 88.305-101 | Centro | Itajaí | Santa Catarina | Brasil
Telefone: [+55] 47 3341 8000