Prefeitura Municipal de Itajaí

13/09/2017

Superintendência do Porto de Itajaí presta homenagem aos Trabalhadores Portuários.

Homenagem ao trabalhador Natanael Vieira foi um dos destaque do evento.

Superintendência do Porto de Itajaí presta homenagem aos Trabalhadores Portuários.

Homenagem ao trabalhador Natanael Vieira foi um dos destaque do evento.

A Superintendência do Porto de Itajaí realizou no dia 01 de setembro de 2017, uma solenidade em homenagem aos 80 anos de Fundação do Porto de Itajaí. Na oportunidade foram agraciados com certificados por anos de serviço, 79 ex-trabalhadores portuários que atuaram junto ao complexo portuário. Estes ex- funcionários trabalharam entre 06 e 40 anos em suas funções e cargos e aderiram ao programa de demissão voluntária dos portuários conhecido por Plano de Desligamento Incentivado (PDI) e outros são ex-trabalhadores da CODESP – Companhia Docas do Estado de São Paulo, atrelada à época pela antiga administração do Porto de Itajaí.

Durante a solenidade, destaque para o trabalhador portuário Natanael Vieira que em 10 de março deste ano completou 37 anos de trabalho junto ao Porto de Itajaí. Nascido em 11 de novembro de 1928 na cidade de Camboriú, prestou Concurso Público em fevereiro de 1980 e um mês depois, mais precisamente em 10 de março iniciou seus trabalhos no Porto de Itajaí. Atualmente com 88 anos de idade, Natanael Vieira é viúvo, pai de cinco filhos e sempre atuou nas funções que lhe foram atribuídas como: técnico de manutenção e serviços gerais de limpeza, técnico operacional em serviços de dragagem em Itajaí e Porto de São Francisco do Sul e auxiliar de portaria. Hoje é funcionário terceirizado atuando diariamente no prédio da superintendência. Em quase quatro décadas de trabalho dedicados ao Porto de Itajaí, Natanael Vieira lembra que um dos momentos que mais lhe marcou nestes 37 anos de vida portuária, foi sua ida à Brasília em 1983, na época, indicado pela antiga diretoria, foi agraciado com o Prêmio Portuário Padrão recebendo uma placa por seus reconhecimentos no trabalho.

“Fico muito agradecido por esta homenagem. Estou sem palavras. Trabalhar para o Porto de Itajaí sempre será um privilégio. Ver meus familiares e meus amigos comigo aqui neste dia, certamente é um dos dias mais felizes em minha vida”, afirma Natanael Vieira.

Paralelo ao evento também foram homenageados 166 colaboradores que atualmente atuam junto à superintendência do Porto de Itajaí.

“Quando iniciei o meu trabalho aqui no Porto de Itajaí, em meu primeiro dia de serviço, nunca irei esquecer de que quem abriu a porta para eu entrar neste recinto, tinha sido o senhor Natanael. Ele foi a primeira pessoa que me atendeu e me deu as Boas Vindas, e hoje estamos aqui para homenagear todos vocês ex-trabalhadores portuários que de uma forma direta ou indireta continuam acreditando e colaborando com o nosso Porto. Também gostaria de agradecer aos nossos atuais colaboradores que não medem esforços para fazer deste porto um dos maiores e melhores em serviços do país”, lembrou o Superintendente do Porto de Itajaí, Engº. Marcelo Werner Salles.

O Assessor de Direção da superintendência do Porto de Itajaí, Heder Cassiano Moritz, também fez o uso da palavra para prestigiar os trabalhadores portuários, “Gostaria de aproveitar este momento para agradecer. Agradecer a todos que nunca mediram seus esforços pela atividade portuária em nosso Porto. Agradecer por fazer parte desta família portuária e acima de tudo saber que continua valendo a pena levar a frente o desempenho que nosso porto já enfrentou e enfrentará pela frente, mas sempre confiante e acreditando nele”, concluiu.

UM POUCO DA HISTÓRIA DO PORTO DE ITAJAÍ:

Dando ênfase ao evento em homenagem aos trabalhadores portuários, outro destaque da solenidade esteve relacionado à atividade portuária do município. De acordo com relatos históricos e culturais de Itajaí, o Porto existe desde o século XIX e neste ano completou 80 anos de Fundação, período este registrado desde que foi construído seu primeiro cais em 1937. Suas atividades envolvendo operações portuárias são mais antigas e tinham como local a região em frente à Praça Vidal Ramos, hoje onde está situado o Píer de atracações de embarcações turísticas. O município de Itajaí assumiu sua gestão em junho de 1995, tornando-o como gestor do porto e de acordo com a legislação em vigência, foi promovido o arrendamento do Terminal de Contênieres, TECON e a empresa de propósito específico denominada por TECONVI , hoje APT Terminals do Brasil, unidade de Itajaí.  Abalroado por quatro grandes enchentes nesses últimos 30 anos, o Porto de Itajaí sempre expressou por sua reconstrução, gerando economias, conquistando rankings na movimentação de cargas, entre outros desafios, hoje passa por importantes ações no complexo portuário. Neste ano de 2017, até o momento importantes ações estão sendo desenvolvidas e outras estão em andamento.

“A dragagem de recuperação de profundidade para 14 metros, as obras de reforço e realinhamento dos berços 03 e 04, Projeto para o Centro Comercial Portuário (CCP), retorno da linha da Ásia para o porto público, obras da Bacia de Evolução, extensão do contrato de arrendamento com a APM Terminals de Itajaí, alienação de áreas não operacionais (Centro Comercial Portuário – CCP e terreno do Centro Integrado de Saúde – CIS), Decreto que estipula ampliação de áreas, números crescentes em nossa movimentação portuária, são alguns efeitos que em breve nos darão condições de poder competir no cenário do atual mercado portuário”, destacou o superintendente Marcelo Werner Salles durante apresentação aos convidados do evento.

  • Enviar para amigo
  • Imprimir
  • Link:

Enviar notícia para amigo






Rua Blumenau, 05 | CEP 88.305-101 | Centro | Itajaí | Santa Catarina | Brasil
Telefone: [+55] 47 3341 8000